Music Video Review: B.A.P – One Shot

Hello Everyone!
Eu estava sentindo falta de fazer review de music vídeos (MVs) e ontem foi lançado um MV incrível, “One Shot” do B.A.P e eu quero muito falar sobre ele!
12773-b9tfpev2l6

B.A.P (Best Absolute Perfect...ok esse é um nome muito ruim eu tenho q admitir) é um grupo sul-coreano, formado por seis integrantes: Yongguk, Himchan, Daehyun, Youngjae, Jongup e Zelo. Eles afirmam ser um grupo de hip-hop, mas pra mim eles são B.A.P, eles tem o próprio gênero e eu acho que não é absolutamente hip-hop e também não é puramente pop, apesar de amar os raps poderosos do Yongguk e os raps super rápidos e impossíveis de cantar junto, do Zelo, eles ainda tem uma coisa pesada que eu não consigo evitar de lembrar dos Hard Rocks que eu gosto, apesar de não ter nada de rock! 
Eles são rookies (grupo novo) e debutaram em Janeiro de 2012 com “Warrior” e estão no meu TOP5 grupos coreanos favoritos desde então! Eles já foram nomeados para 23 prêmios e ganharam 10 deles. EM UM ANO!
“One Shot” é o novo mini-álbum deles, e contém 4 músicas: “One Shot”, “Punch”, “Coma” e “Zero”, todas valem a pena ser ouvidas!
O Video…
ASSISTAM O MV antes de qualquer coisa!
Vamos nos concentrar no video primeiro, porque a letra da música em si não é tão fiel ao plot (enredo) do video….ou talvez seja, depende do ponto de vista.
Eu não pude evitar de pensar em “Velozes e Furiosos” assistindo esse MV. Ele começa bem tranquilo, eles estão comendo e bebendo, bem vestidos, num yatch.
55097426
E aí eu já tive a impressão que tinha algo errado com todo esse dinheiro, e já fiquei imaginando o que eles aprontavam. Quando a música realmente começa, eles estão todos de preto em um hangar, com caras de  bad boys. (P.S. Ahh eu já disse como eu adoro a cena da uva....Dork Sexy LOL!)
3
Quando Yongguk abre as portas, chega uma gangue e dá uma paulada no amigo dele que fica no chão e então os caras jogam um PenDrive pra ele e vão embora. Eles se reúnem pra ver o vídeo e então tem alguém (que pode ser o amigo/amante/irmão do Yongguk, nós nunca saberemos, mas eu chutaria ‘melhor amigo’) interpretado pelo Youngjae, amarrado, apanhando e os caras pedem 10 milhões em troca dele.
Como quase todos os MVs do B.A.P, tem uma sequência de coreografia muito boa. Não tanto quanto em “Warrior”, “No Mercy”, “Power” e “Crash”, mas ainda sim boa!
124
Então eles começam a armar um plano pra conseguir todo esse dinheiro e salvar o amigo…(se não tivessem torrado tudo num yatch no começo isso não seria necessário!). Eles planejam tudo detalhadamente, como uma boa quadrilha organizada, mapas, trajetos, fotografias dos locais, carros tunados, armas e tudo mais. (Velozes e Furiosos + 11 homens e um segredo…vamos chamar de: 6 homens furiosos e dois segredos!).
8
Enquanto isso Yongguk fica lembrando do 'melhor amigo' sendo espancado e mal tratado pelos bandidos, e fica lá sofrendo. Acredito que o beijo na cruz demonstra a fidelidade dele e a promessa de que vai salvar o amigo, mesmo que custe a vida dele. 
tumblr_mi4a63yNzY1r93g8ko8_500
Colocando o plano deles em prática eles abordam um carro forte, que eu devo dizer tem os maiores idiotas do mundo dentro. Eu não sei se todo mundo já reparou, mas esses carros costumam ter gente armada até os dentes e preparados pra reagir a um assalto, mas não esses do vídeo, eles apenas descem todos ao mesmo tempo e ficam gritando com o B.A.P, o que é claro só podia resultar em um epic fail e todo o dinheiro roubado! Como bom líder que Yongguk é, ele fica apenas coordenando e supervisionando tudo. (P.S. eu adorei as máscaras de caveira do B.A.P)
Agora mesmo com todo dinheiro eles continuam apreensivos, especialmente Yongguk que é confortado pelos amigos. Então eles vão até o túnel do metrô onde os bandidos, ou melhor, os outros bandidos, esperam por eles pra fazer a troca. Tem toda aquela cena ‘like a boss’ em que uns vão andando em direção aos outros meliantes, o que é perfeito pois não pode faltar em qualquer bom filme de ação. E aí começa toda a tristeza...(╥╥)
Quando Yongguk entrega a maleta de dinheiro e o amigo anda até ele e os dois se olham em profunda alegria e alívio, o cara da outra gangue manda atirarem nele, um tiro nas costas sem nenhuma misericórdia.
6
Na primeira vez que vi, fiquei tão chateada que nem prestei atenção nas reações dos outros, mas na segunda vez confesso que tive que rir da cara que o Zelo faz...
5
'Vou precisar de terapia por isso'
Quando o amigo cai morto nos pés do Yongguk, o homem surta, (eu também surtaria) e começa a atirar nos outros bandidos, não dando a mínima se ele vai morrer ou não (tão tão triste), e ele leva alguns tiros e cai. Eu adorei a cena do tiroteio, me lembrou o filme “Sin City” com toda aquela expressão artística, artificializada de um tiroteio, mas sem perder a dramaticidade da situação! E as cenas alternando entre a dança, o refrão poderoso e o tiroteio deixou tudo ainda melhor!
Quando todo mundo morreu e o Yongguk tá lá no chão ainda, ‘meio-morto’ e o líder da outra gangue está fugindo, ele não ia deixar passar, ele pega a arma e atira, nas costas do cara, do jeito que o outro fez com o amigo dele. Se você reparar nessa cena, o sangue é reservado todo pra tela, e não aparece nada nas costas do cara (acredito que é só um errinho de edição), e vamos dizer que esse sangue na tela, é só pra lembrar que violência gera violência e vingança não necessariamente faz você se sentir melhor e expressa justiça!
10
E todo mundo morre! É isso? Não.. espera….Acontece que o MV não terminou!
9
A música dá uma trégua e então aparece o grande coelho do B.A.P, não sei se é realmente um coelho, é mais como um bebê coelho alienígena (^^''). É o símbolo do B.A.P e eu realmente adoro, acho muito legal Quero uma camiseta, um bichinho de pelúcia, um chaveiro....*___*! Ele aparece pra te lembrar que esse é B.A.P e eles não terminariam o MV sem te surpreender!
tumblr_mi3ka7beca1qgixueo1_500
Então eles voltam à cena da troca, e dessa vez o amigo anda até Yongguk e ele dá um abraço nele aliviado e então a S.W.A.T chega e rende todo mundo, enquanto o B.A.P fica parado com as mãos pra cima sem entender absolutamente nada (O__o)! Quando o amigo dá um sorrisinho de vitória, o Yongguk entende finalmente e enche os olhos de lágrimas (triste tão triste²). Então é entregue ao amigo o distintivo dele e mostra a cena de quando ele colocou a escuta nos pertences do B.A.P......TRAIÇÃO! P*&$ TRAIÇÃO! E então ele é o único que sai sorrindo e andando enquanto todos os outros são presos e o Yongguk fica lá com aquela cara de decepção total.
7
Agora vamos analisar...porque essa volta? Esse epic plot twist (virada no enredo)? Talvez porque era o que Yongguk preferia afinal, que o amigo o traísse e sobrevivesse, ao invés de ter que ver o amigo morto na frente dele e acabar em todos mortos. E por outro lado, você pode realmente ficar decepcionado com o amigo? Ele fez o trabalho dele, ele cumpriu o dever dele! Se seu amigo está fazendo algo errado, não é seu dever repreendê-lo? Eu acredito que sim. Minha mãe sempre me disse que se eu cometesse um crime, ela me entregaria pra polícia sem pensar duas vezes.
O que me incomoda é o sorriso no rosto, aquele sorriso que diz: ‘nunca te amei, foi tudo uma mentira!’. O amigo dele roubou 10 milhões, tomou tiros por ele, e essa amizade era mentira? Isso é triste!
A música…
Uma das coisas que eu adorei nessa música é que o Himchan tem muitas linhas nela! Pra quem não conhece, o Himchan é esse aqui:
tumblr_mi4onbBhZ41rxyv27o1_50011
Ele supostamente está no grupo para ser o ‘visual’ já que ele é lindo! Mas ele já mostrou que é muito mais que um rostinho bonito e por isso a participação dele nessa música é muito maior! Enquanto isso os outros continuam incríveis, e a voz potente do Yongguk, é sempre um show a parte!
O B.A.P nunca me decepciona com as letras das músicas, sempre tem uma mensagem importante e essa especialmente é incrível. Alguns trechos que eu gostei muito:
- Ilumine-se como fez Martin Luther King. Tire sua cabeça da sarjeta, é cedo para falhar, você é muito jovem!”
- “Desafie a si mesmo, liberte seu pequeno eu. Apenas faça!”
- “Apenas um disparo, uma chance, levante-se e lute! Dê meia volta e os encare! Mesmo que o mundo te vire as costas, proteja a si mesmo, é o certo a se fazer.”
- “Não seja escravo da indolência! Aqueles que não tentam, acordem agora. Quer ser grande apenas escondido no seu quarto? Isso não é um jogo. Por que você não sabe distinguir a realidade? Dê a volta e ataque, o tempo continua passando, você está longe! Os que estão prontos podem falar, você se arrependerá se ficar parado no mesmo lugar assim que fechar os olhos. Apenas um disparo...você será a vítima? Você se perderá procurando uma saída fácil. Apenas um disparo, vire seu rosto, encare o mundo cruel e lute! Mesmo que as paredes tentem te derrubar, pule todas, mesmo que você caia. Todos já sabem agora? Grite sua voz para o mundo!
A segunda parte da música por outro lado, é como alguém que ficou sozinho e se perdeu no caminho. É como se a primeira parte fosse o conselheiro e a segunda o aconselhado desabafando.
Eu me perdi nesse labirinto, e fiquei parado no mesmo lugar. O que eu posso dizer? Tudo está ficando embaçado e eu não posso ver o seu rosto.”
E então o final que é a cena triste da traição, é por causa desse trecho que eu acho, as vezes, que eles não eram somente amigos no MV, já que a música finaliza:
Por que você me jogou fora como lixo? Por que eu não consigo fazer nada? Por que? Por que? Por que eu joguei fora nossas memórias? Você não estando ao meu lado, meu coração para, é como estar morto. Não posso respirar sem você, não quero pensar nisso! Acredite! Não posso se não for você. Dói tanto, parece que vou enlouquecer! Seu perfume ainda está aqui, meu coração vai explodir. Mesmo quando eu choro e faço birra dizendo que não é você, você não diz nada. O que posso fazer? Me perdi nesse labirinto e fiquei parado no mesmo lugar. O que posso dizer? Eu amei você, você era meu tudo. Por favor segure minha mão, para que possa acordar. Por favor, não vá!”
Se conectarmos a música ao MV, talvez Yongguk quisesse sair daquela vida de crimes, mas antes que ele pudesse, a única pessoa que poderia guiá-lo no caminho certo, o único em quem ele confiava e amava, o abandonou e o traiu, e agora ele está perdido novamente. Smiley chorando
Quem quiser ver o MV legendado é só clicar AQUI!
No fim acho que o B.A.P não significa Best Absolute Perfect, mas sim…
tumblr_mi3vak3DdF1rzadr6o1_250
O que vocês acham, gostaram do MV e da música? Quem é o mocinho, quem é o vilão, quem é o certo ou errado da história? Contem aí nos comentários!! Smiley piscando
Abraços de Urso
Dryka B.

7 comentários:

  1. Esse mv só comprova uma coisa, a matemática coreana é completamente diferente da ocidental, o video q chama "One Shot", mas todo mundo ta atirando toda hora!

    O coelho desse video é tão legal, quero um desses pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É One Shot....mas One Million Shots kkkkkkkkkkkkkkkkk É uma metáfora freudiana para oportunidades! 8 ) ....ok não sei se é Freudiana, mas é uma metáfora kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eu tbm adoro o bebê coelho alienígena! É muito legal!

      Excluir
  2. Ok, acabei de ler, finalmente vi o MV e agora eu não sei bem o que comentar... primeiro, a edição foi ótima, o sangue na tela e não nele talvez seja pra mostrar que a pessoa morre mas o sangue quem vê mesmo somos nós? não sei, pode ter sido só pra ficar uma cena legal haha
    Himchan tem talento, ele é muito bom. Esse é o problema de ser o "visual" do grupo, ninguém espera muito de você, por isso eu amo quando surpreendem. Sem falar que ele é uma mistura de T.O.P. e Donghae e tem como não gostar disso? Um peixe engravidador!
    Eu tenho que admitir, velozes e furiosos foi a primeira coisa que me passou pela cabeça assim que eu vi aquele furgão do scooby doo dark com os policiais burros saindo de lá, mas logo esqueci quando vi a coreografia. E que coreo!! *-* tão forte!
    Eles não são meu estilo, mas vou dar uma chance pro B.A.P. daqui pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha pensado nisso com o lance do sangue, mas faz sentido o_O!!!
      Himchan = Donhae + T.O.P = Peixe engravidador kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Oh Shisus ri muito disso! Ele é lindo assim mesmo, e a tendência é melhorar cada dia mais!
      Sabe o que Velozes e Furiosos me lembra? "Rising Sun", está td conectado!
      As coreografias do BAP sempre são muito perfeitas, e os lives são melhores que as versões de estúdio! Yayyyyyyyyyy sabia que esse MV era muito legal pra você resistir dar uma chance pra eles! ;)

      Excluir
  3. Eles dançam de mais, que maximo!

    http://voufalar.com
    http://intagram.com/lucasmiyamotoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dançarinos incríveis, principalmente o Zelo que qlq hora vai acabar quebrando o pescoço fazendo aquelas voltas malucas! LOL

      Obrigada pela visita e volte sempre =D!

      Excluir
  4. Adoro esse MV *o*
    fã do B.A.P forever.....~ e ..é Matoki (o coelho)minha gente kkkk,
    confesso que não tinha intendido o final...depois que começa o replay lá,fiquei meio que perdida kkkk...
    tenho um cover dance,e o nome do grupo foi em homenagem ao B.A.P,(warrior) <~
    aah,gostei muito do blog*-*

    ResponderExcluir



Dryelli, 24 anos, Maringá, PR