Brigadeiro com Pipoca - Flowers of War (Flores do Oriente)

Hey people!
Eu e minha amiga estávamos conversando sobre um filme que eu assisti há algum tempo, e que adorei, e resolvi aproveitar a oportunidade e dar a dica aqui pra todo mundo!
Flores do Oriente
O título original do filme é 金陵十三钗 (Jīnlíng Shísān Chāi) ou The Flowers of War, e por algum motivo no Brasil foi traduzido como Flores do Oriente, quando deveria ter sido traduzido como Flores da Guerra, mas tudo bem isso não vem ao caso!
Flores-do-Oriente
Sinopse: Durante a guerra entre China e Japão em 1937, o agente funerário John Miller (Christian Bale) chega a uma Igreja para realizar o enterro de um padre. Nessa igreja estão refugiadas jovens estudantes de um convento, e posteriormente um grupo de prostitutas busca refúgio na igreja também. John tem que deixar de lado seu egoísmo e descaso para ajudar as mulheres a escapar dos horrores da guerra. Enquanto isso as estudantes do convento e as prostitutas tem que reconhecer o valor umas das outras.
O filme foi lançado em 2011 e é baseado no romance “The 13 Women of Nanjing” (Geling Yan) e reconta o Massacre de Nanquim, em que milhares de mulheres foram estupradas e mortas pelas tropas japonesas. ’Reza a lenda’ que o relacionamento tenso entre China e Japão até hoje, não é somente pelas divergências políticas, mas também pelas atrocidades cometidas nessa guerra.
33795813
O filme não agradou toda a crítica, e pelos motivos mais idiotas possíveis, o fato do filme ter muita gente falando Inglês, quando o conflito é entre Chineses e Japoneses, ou o fato da guerra ser o plano de fundo e o contexto, mas ela não ser explicada e justificada, ou porque o cineasta Zhang Yimou tem um conceito lindo demais de fotografia cinematográfica, o que deixa o filme menos brutal! Depois de assistir “Guerra ao Terror” achando que era grande coisa por ser o vencedor do Oscar, eu vi que críticos e eu não concordamos em muita coisa! Os críticos que me perdoem, mas pra mim eles não entenderam a intenção real do filme “Flores do Oriente”, que não é dizer se os japoneses ou os chineses estão certos, ou colocar o ocidental John (Christian Bale) como o herói da história.
Divulgacao-2
O filme é sobre as mulheres em meio aos horrores da guerra. Geralmente os filmes de guerra mostram os soldados, ou o contexto político, ou só abusam de explosões e sangue jorrando, já Flores do Oriente retrata todas as mulheres, é um grupo de jovens virgens e outro de prostitutas sendo obrigadas a vencer os preconceitos e encontrar o valor umas das outras pra sobreviver. A atriz chinesa Ni Ni não só está lindíssima no filme, como rouba a cena em termos de atuação até mesmo do nosso querido Batman (Christian Bale).
5Ni Nithe-flowers-of-war-movie-photoNi Ni como Yu Mo
A fotografia do filme criticada por ser ‘linda demais pra um filme de guerra’ é um show a parte, os mosaicos coloridos da igreja, e os vestidos e maquiagens das prostitutas mostram a beleza no meio da adversidade, a utopia no meio da guerra. Não se engane que tudo são flores no filme, tem sangue e explosões e brutalidade, mas diferente dos filmes de guerra o foco está nas atitudes e relacionamentos que se desenvolvem entre os personagens e no poder da mulher, na capacidade humana de sacrifício pelo próximo e na ideia de redenção.
the-flowers-of-war
Vale muito a pena assistir, e sei que cada um terá uma visão diferente do filme, talvez vejam mais que eu ou menos do que eu vi, ou ainda concordem com os críticos que não gostaram, mas assista e forme sua própria opinião e depois conte aqui nos comentários.
Espero que tenham curtido a dica!
Abraço de Urso Smiley piscando
Dryka B.

0 comentários:

Postar um comentário



Dryelli, 24 anos, Maringá, PR