K-Pop 101 – As 3 Gigantes


Quando se trata de K-Pop, as gravadoras são peças chave no sucesso de um grupo, sem uma gravadora com recursos e uma boa gerência, são poucos os grupos que ganham os holofotes e permanecem neles. Com a popularidade crescente do k-pop no mundo, mais e mais agências de entreterimento sul-coreanas aparecem, mas o mercado ainda é amplamente dominado pelas 3 gigantes.
JYP Entertainment
jype-logo1
Reconhecer um artista JYP é fácil, o próprio CEO, Sr. JYP, é um idol. É um idol bem como é um CEO, divertido e ousado. Claro que ele é exigente, basta ver as danças incríveis dos seus pupilos pra saber que ele demanda bom desempenho. Ainda sim basta assistir uma entrevista ou um behind the scenes pra saber que os idols sob a JYP são malucos adoráveis por falta de uma descrição melhor.
tumblr_m588h009Bp1qksy4fo1_1280
Este, acreditem ou não, é J.Y. Park ou JYP, o chefe da JYP. Imagine um dia ver seu chefe vestido assim e tenha pesadelos para o resto da vida.
Os artistas da JYP raramente aparecem drenados, tristes ou magros demais, o que me leva a crer que não são mal tratados de nenhuma maneira. Para identificar uma produção JYP basta assistir 5 segundos do music video, o nome JYP provavelmente será sussurrado ou escrito em letras gigantes ou ele mesmo aparecerá para dar o ar de sua graça.
JYP Nation JYPNationjapan
Os MVs são ainda cheios de estilos, com elementos artísticos, conceito sexy ou engraçados. Eu chamo a atenção para os girl groups da JYP especialmente, que saem da imagem submissa da mulher coreana tradicional, para uma mulher mais moderna e poderosa e para os corpos lindos do 2PM (me julguem!).
tumblr_m5e0v9kNlI1rthc5mo1_500
Alguns dos grupos sob a JYP (carinhosamente conhecidos como JYP NATION) e outras gravadoras associadas como a J.Tune Entertainment são: 2AM, 2PM. Miss A, Wonder Girls, GLAM, MBLAQ, entre outros.
Nem vou mentir, essa é minha favorita do 2PM!
SM Entertainment
tumblr_ms1gfmICg81sol0jqo1_r1_1280
A casa dos grupos que você ouve falar primeiro quando fala em k-pop, mas não se deixe enganar pela logo pink, essa gravadora é também a mais ditadora. Dizem na Coréia que ‘se você não consegue o sucesso dentro da SM, você não conseguirá em nenhum outro lugar.’ Aparência e disciplina são as maiores demandas da agências, o que não significa que não haja talento também, há muito talento! Ok… alguns talentos. Acontece que quando alguém é talentoso na SM, este está entre os melhores do mundo. (FATO).
SM-Town
A SM investirá muito em um novo grupo, tanto que de um jeito ou outro vai triunfar....e então depois de ter uma base de fãs gigantesca, eles vão drenar seus artistas, privando-os de qualquer vida social ou momento de descanso, os fazendo dançar em caixas super iluminadas até que a popularidade dos mesmos não seja assim tão grande mais e sejam deixados de lado para serem esquecidos. Ok, eu não gosto da SM. Encaixo-me naquela relação de amor e ódio entre fãs e gravadoras.
Lee-Soo-Man-477x715
Lee So Man, ou como eu gosto de chamá-lo ‘A Raiz de Todo Mal’. U_U
A SM é pioneira e dona/ex-dona de grandes lendas do k-pop: Shinhwa, H.O.T, TVXQ (DBSK/Tohoshinki), Super Junior, eles são os melhores em encontrar os mais incríveis e juntá-los e os piores em tratá-los como merecem. Shinhwa deixou a SM e comprou o nome com o dinheiro guardado e ajuda dos pais assim que teve a chance, 3 membros (JYJ) do TVXQ entraram com um processo contra a SM para anular um contrato de exclusividade e a justiça acabou declarando contrato escravo e obrigando a SM a modificar o contrato de todos os artistas da agência. Hangeng, ex-membro do Super Junior, também processou a SM e há boatos sobre maus tratos e violação dos direitos humanos dentro da agência, que chega a negar tratamento médico a seus artistas. Claro que agora que k-pop deixou de ser cultura local e passou a ser fenômeno mundial, e os holofotes estão nesses artistas, as condições melhoraram muito, mas a SM ainda é onde se encontram as vezes alguns idols magros demais, abatidos e cansados. E também onde encontramos a maioria dos top hits, e os melhores dançarinos e ainda é de lá meu grupo favorito DBSK (pelo menos 2 membros do meu grupo favorito, mas essa é história pra outro dia.) Eu e a SM vivemos um BAD ROMANCE!
1
Sinto tanta falta dos 5 juntos que chega a doer T-T
A SM tem inúmeros grupos sob seu poder que formam a chamada SM TOWN: TVXQ, Super Junior, SNSD, F(x), BoA, The Trax, SHINee, EXO, entre outros.


Ok, ainda que o CEO dessa gravadora seja a raíz de todo o mal pra mim, eu garanto que o SHINee não tá exaltando o cara das trevas nessa música, estão apenas falando de uma mulher que é a tentação e a perdição. ^^’’
YG Entertainment
tumblr_m68v7rgEy41rxs8dio1_1280
A YG é a casa do hiphop na Coréia. Eu não gosto de hiphop, isso até falarmos sobre o hiphop sul-coreano, especialmente da YG. O CEO, Yang Hyun Suk, é mais profissional e exigente que o JYP. Lembro dele abrindo o coração em um processo seletivo dizendo ‘Eu digo todos os dias pra eu mesmo que são apenas negócios, mas é impossível não me importar com esses jovens.’ Esse é basicamente YG, ele pega no pé, mas sabe passar a mão na cabeça e reconhecer o trabalho do artista e dizem que paga muito bem também.
yang-hyun-suk-tumblrCEO Yang Hyun Suk ou YG. Eu gosto dele, gostaria mais se ele lançasse logo um comeback para o Big Bang, mas eu ainda gosto dele. 
Os MVs da YG são muito bem produzidos e estilosos, eles não tem os melhores dançarinos do mercado, mas tem vocais muito bons. O destaque da YG pra mim é que esses artistas tem liberdade criativa, eles se envolvem em toda produção e até na composição das músicas e são livres para dar palpites nos conceitos e são muito fashionistas/estilosos, algumas vezes inclusive eles abusam da sorte. ^^’’.
20130214_kfashionista_bigbang_gaon2
70306017
Alguns dos artistas da YG (a YG FAMILY) são: BigBang, Lee Hi, 2NE1, Se7en, Epik Hih, Gummy, Kang Seung Yoon, PSY, Jinusean, entre outros.
E então, já encontrou sua gigante favorita?
Semana que vem tem Dicionário K-Pop!


P.S. ESSE POST FOI ESCRITO EM SETEMBRO DE 2013, DESDE ENTÃO PODEM TER ACONTECIDO ALTERAÇÕES DE CONTRATOS E DE GRUPOS ENTRE GRAVADORAS OU ENCERRAMENTO DE CONTRATOS DE UM DETERMINADO GRUPO OU ALGUNS DE SEUS MEMBROS. QUALQUER COISA COMENTA QUE EU CORRIJO RAPIDINHO! 

Abraço de Urso 
Dryka B.

5 comentários:

  1. Já disse que to amando o #K-POP101 ?
    É sempre bom ouvir o " seu lado da história ", gosto muito das suas opiniões e do seu modo de ver as coisas ( mesmo que essas coisas estejam bem na sua cara e você só não se dê conta por falta de atenção), mas enfim.
    E quando se trata de " a gigante favorita ", se eu pudesse escolher um CEO responsáveis pelos meus ídolos e uma empresa a qual poderia confia-los de olhos fechados, essa seria a YG, sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Alguém me explica que calças eram aquelas???

    Empresas só querem saber de lucro. Claro que não são todas iguais. Mas algumas são piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JYP é o CEO mais louco que existe kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ok saquei que eles estão na lista da JYP, mas é que o CEO da Big Hit era compositor da JYP e a JYP e a Big Hit tinham um CONTRATO CONJUNTO na época então eels estavam na lista da JYP, parecido com o que a Woolim tem com a SM agora (parecido não igual já que rolou uma fusão nesse caso), mas é por isso, esse post foi escrito logo que o BTS debutou em 2013, eu nem tinha percebido eles na lista, mas vou editar. Valeu!

      Excluir



Dryelli, 24 anos, Maringá, PR