Conversa Aleatória - Mulheres e Rótulos

Eu tenho guardado um comercial genial da Pantene há muito tempo, esperando o melhor momento pra falar sobre isso, e agora assistindo ao dorama "Jewel In The Palace" creio que encontrei o melhor momento.

Toda essa coversa de machismo e feminismo, num conceito ultrapassado das palavras, nunca fez minha cabeça, pra mim oportunidades devem ser iguais, do mesmo jeito que tanto homens quanto mulheres são capazes de desempenhar a mesma função e de alcançar os mesmos resultados.

islands_by_alicexz-d5w2hz3Islands by alicexz

Eu me formei em uma profissão comumente dominada por homens e um dos meus professores disse no primeiro ano que um homem pra ser reconhecido tem que ser bom, mas uma mulher pra ser reconhecida tem que ser dez vezes melhor, e ainda que essa seja uma injustiça, essa é a realidade em que vivemos.

"Jewel In The Palace" é um dorama coreano que conta a história de Suh Jang-geum, a primeira mulher a ser designada como Médica da Família Real na Dinastia Joseon, regida pelo Confucionismo. No dorama, claro, a história da médica é bastante fantasiada já que os dados e registros sobre ela são vagos, mas sabe-se que ela era muito respeitada pelo Rei Jungjong e recebeu até mesmo o direito de ser chamada de 'Dae' Jang-geum que significa 'grande'.

daejanggeum5

Tem uma cena particular em que os estudiosos e oficiais se reúnem em frente ao palácio do rei para implorar que ele retire a ordem que faz de Jang-geum sua médica, pois tal medida vai contra os preceitos da dinastia e os ensinamentos de Confúcio e que jamais um homem deve obedecer às ordens de uma mulher. Em outra cena Jang-geum conversando com a rainha diz: 'A médica que me ensinou o que eu sei em Jeju, disse que quando um homem salva uma vida ele é respeitado e premiado, mas quando uma mulher salva uma vida a única coisa que ela tem é um oficial importante em sua cama por uma noite. Quando eu era pequena eu costumava caçar coelhos com os meninos e minha mãe sempre me repreendia, mas eu sempre a questionava porque eu não podia fazer o mesmo que os meninos e ela nunca conseguiu me explicar.' e a própria rainha adiciona: 'Comigo sempre foi o mesmo, eu sempre perguntei porque meu irmão podia frequentar a escola e não eu.' Mulheres de completamente diferentes classes sociais e um mesmo problema.

Otako_Naoko_by_raynkazuyaOtako Naoko by MarioWibisono

Claro que hoje vemos mulheres empresárias, médicas, presidentes, mas os rótulos permanecem. Ninguém aponta o dedo pra um homem solteiro aos 40, mas certamente chama a mulher solteira aos 40 de 'encalhada', pra um homem não querer ter filhos é uma escolha, pra mulher é um pecado terrível dizer que não quer casar ou ter filhos, já ouvi que é 'negar a missão e a natureza da mulher'.

E mulheres muitas vezes são as pessoas que perpetuam esse pensamento. Por que um homem que trabalha o dia todo não pode ajudar nos afazeres domésticos, mas uma mulher que trabalhou tanto quanto ele tem que ir pra beira do fogão? Por que o homem que manda é chefe, mas a mulher que manda é ditadora? Por que o homem poderoso deve ser visto como protetor pela mulher e a mulher poderosa é vista como ameaçadora pelo homem?

Uma vez depois de um almoço de família uma das minhas tias disse: 'agora fulana e fulana vão lavar a louça.' e na hora eu perguntei: 'Por que ciclano também não vai?' e ela respondeu como se fosse a coisa mais natural: 'Porque ele é homem.' e eu adoraria ver a cara de todos na mesa novamente quando eu disse: 'E daí? Não vai cair o 'pinto' por causa disso!'

Chimamanda-Ngozi-Adichie

Pra quem não sabe Beyoncé mostrou as palavras de Chimamanda Ngozi Adichie em "Flawless", as palavras da escritora Nigeriana dizem o seguinte:

"Nós ensinamos garotas a se encolherem, se fazerem menores. Nós dizemos a elas 'Você pode ter ambição, mas não muito. Você deve querer ser bem sucedida, mas não muito bem sucedida. Ou então você ameaçará o homem.' Porque eu sou mulher, é esperado que eu busque o casamento. É esperado que eu faça minhas escolhas de vida sempre tendo em mente que o casamento é o mais importante. Casamento pode ser uma fonte de alegria, amor e mútuo apoio, mas porque nós ensinamos garotas que elas devem querer se casar e não ensinamos o mesmo aos garotos? Nós criamos meninas a ver umas as outras como competição, não para empregos ou realizações, o que seria uma coisa boa, mas sim pela atenção dos homens. Nós ensinamos garotas que elas não podem ser sexuais do mesmo jeito que garotos são. Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, econômica e política dos sexos."

A Pantene fez uma campanha publicitária linda, instigando as mulheres a não se deixarem abalar pelos rótulos diferenciados.

Mulheres não são melhores que os homens, nem homens são melhores que mulheres. Todos são simplesmente iguais e não devem ser rotulados de maneira diferente por causa do gênero.

Já enfrentou alguma situação em que foi rotulada diferentemente por ser mulher ou em que um homem obteve mais previlégios apesar de não ter demonstrado um resultado ou talento superior? Conta aí nos comentários.

Abraço de Urso
Dryka B.

4 comentários:

  1. Uma das minhas memórias de infância que sempre me fez querer estudar, trabalhar, ter o meu próprio dinheiro, ser independente, etc. foi ver as minhas tias e vizinhas, mulheres fortes que batalhavam no dia-a-dia, sempre a se encolherem quando os maridos estavam por perto. Viravam caracol que recolhe as antenas. Encolhiam-se, faziam-se pequenas, invisiveis.
    Eu, pelo contrário, sempre as tive num pedestal. Mesmo quando se encolhiam, ainda eram elas a manter a casa e os filhos a funcionar, até mesmo os maridos não funcionavam sozinhos.

    Acho que hoje em dia algumas coisas estão melhorando. Mas continua a ser um longo caminho. E o estranho mesmo, é que muitas das regras da sociedade são ensinadas por mães e professoras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, isso me incomoda muito. São essas mulheres, professoras, mães que deveriam ensinar algo diferente pra nova geração, mas eu já até ouvi minha ex-chefe falando que prefere contratar homem do que mulher porque é mais 'fácil'. =/

      Excluir
  2. Amiga escrevi um monte aqui e não foi ... ufffff

    Mas vamos lá rsrsrsrrs ... arrasou no post amiga eu já enfrentei muitas situações em que fui rotulada ou mesmo comparada a homens, principalmente no trabalho, coisas do tp "mulheres não serve pra vender carro porque não entendem nada de mecânica" ... e ai te pergunto e desde quando todos os homens entendem de mecânica ??? Pq se entendessem não pagariam mecânicos pra concertar seus carros kkkk ... então cada um no seu quadrado ... ou coisas do tipo " as atendimentos da agencia são só peito e bunda" ... ou ainda " Haaa mas a partir do momento que ela vem de shorts ela dá o direito do cara dizer o que quiser" Oiiii ... bom mas o mais importante é bater de frente com esse tipo de ignorância e isso para os homens também ... não é só pq é homem que é obrigado a ser mais forte ou não usar rosa ... enfim coisas bestas que no dia-a-dia fazemos, rotulamos sem perceber.

    Mas só falando sobre que seremos capazes de mudar alguma coisa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já ouvi comentários do tipo, até mesmo de um cliente uma vez e eu me diverti muito falando sobre motos e carros e deixando claro que eu sabia diferenciar as partes de um motor já que eu tive Mecanização Agrícola na universidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Muitas outras vezes ouvi esses tipos de comentários misógino de misógino o que é mais absurdo! =/

      Excluir



Dryelli, 24 anos, Maringá, PR